Dra. Eveline Bristot Panarotto, Fisioterapeuta CREFITO-5/44273F

logo

Terapia Ocupacional


A Terapia Ocupacional, é uma profissão da área da saúde, que visa proporcionar ao paciente, melhor qualidade de vida, com o tratamento voltado, principalmente, para a atividade ou ocupação humana.

Após, avaliar o paciente e identificar suas principais dificuldades e potencialidades, o profissional irá elaborar um plano de tratamento que irá proporcionar ao paciente melhor desempenho nas suas atividades básicas de vida diária (AVD’s), como escovar os dentes, alimentar-se, vestir-se; nas atividades instrumentais de vida diária (AIVD’s): fazer compras, usar o telefone, deslocar-se na comunidade, cuidar da casa, administrar as finanças, no lazer, escola, e em todos seus papéis sociais.

Através da tríade paciente-atividade-terapeuta, busca-se uma melhoria do estado geral do paciente.

A atividade é vista como um processo principal na vida do indivíduo, tendo em vista que, a forma como o indivíduo desempenha estas atividades acarretará no seu grau de independência e autonomia.

O terapeuta ocupacional, promove, preveni e trata, público com diferentes idades, desde o recém- nascido até à geriatria.

O profissional, avalia além do contexto psicossocial o contexto ambiental, sempre levando em consideração as potencialidades do cliente, adaptando se necessário, o ambiente às necessidades do paciente.