(54)3221.7610 | (54)3021.5813 | (54) 997012608 Emailvidafisio@vidafisio.com.br

Serviços

Psicomotricidade

Psicomotricidade

O que faz a técnica de Psicomotricidade?

A Psicomotricidade contribui para o desenvolvimento integral da criança, favorecendo todos os aspectos físicos, sociais, afetivos e emocionais. Ela trabalha através de ações educativas, de movimentos espontâneos e atitudes corporais da criança.
Para detectar o atraso no desenvolvimento é necessário observar o comportamento da criança considerando sempre o contexto onde a criança esta inserida.
O Terapeuta Ocupacional é responsável por fazer uma avaliação funcional para poder intervir com atividades adequadas para cada criança, identificando  suas necessidades e considerando um conjunto de componentes que possam interferir no desempenho de seus papéis.
Através de conservações dos componentes sensório-motor, cognitivo e psicossocial a Terapia Ocupacional inicia intervenções a partir de atividades rotineiras; atividades de vida diária (AVD), Atividades instrumentais de vida diária (AIVDs),  educação e do brincar.
O terapeuta deverá incentivar a criança a adquirir uma atividade motora tão próxima quanto possível da normal, ajudando-a a ter consciência do seu esquema e imagem corporal, orientação especial e temporal, lateralidade, percepção e equilíbrio. As AVD’s por exemplo, são muito importantes no desenvolvimento da psicomotricidade  das mãos. É através delas que o ser humano aprende a manusear diferentes modelos de movimentos e depois a generaliza. Por meio das atividades, as crianças além de se divertirem,  criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. A psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque o individuo utiliza seu corpo para demostrar o que sente.
Segundo Barreto (2000), “ O desenvolvimento Psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcional idade, da lateralidade e do ritmo”. A educação psicomotora para ser trabalhada necessitasse que sejam utilizadas as funções motoras, perceptivas, afetivas e sócio-motoras , pois assim a criança explora o ambiente, passa por experiências concretas, indispensáveis ao seu desenvolvimento intelectual, e é capaz de tomar consciência de si mesma e do mundo que a cerca.

Benefícios

Melhoras as habilidades motoras;

Melhora da delação com o outro (socialização e integração);

Desenvolver a motricidade ampla e fina;

Aumento da autonomia;

Desenvolve a criatividade e a consciência corporal;

Faz com que a criança se insira melhor no ambiente escolar e na sociedade.

Pronto para mudar de vida?

Motive-se novamente e recupere sua vida com resultados. Clique no link e agende sua consulta.